O Centrão está muito próximo de ocupar mais um espaço nobre no governo Jair Bolsonaro. O ex-presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Jorge Bastos deve ser anunciado como novo vice-presidente de Governo e Agronegócios do Banco do Brasil, cargo cujo salário é de 61.564 reais — a remuneração mensal pode passar dos 100 000 reais com variáveis.
Trata-se da vice-presidência mais cobiçada do banco, pois é onde menos se exige conhecimentos sobre o mercado financeiro, perfeita para indicações políticas. O nome de Bastos foi enviado ao governo por um grupo de parlamentares do Centrão, entre eles o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, e um dos congressistas com maior prestígio no Palácio do Planalto. A nomeação deve ser oficializada até o fim deste mês.
O ex-presidente da ANTT vai vencer uma forte concorrência, caso sua escolha se confirme. Ela já está em fase final de análise na Casa Civil da Presidência. Disputavam o posto no BB pelo menos outros dois nomes: o de Antonio Barreto, que também contava com o apoio de uma ala do Centrão, e do atual presidente do BRB (Banco Regional de Brasília), Paulo Henrique Costa.
Veja
Comentarios