O QUE ACONTECE COM AS DENUNCIAS DE ASSÉDIO MORAL NO BRADESCO?
- Sindicato dos Bancários
- 13 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
O Sindicato dos Bancários de Sorocaba tem trabalhado com afinco os assuntos que permeiam nosso dia a dia, recebendo e averiguando a veracidade das denuncias, para evitar cometer injustiças, como as que são cometidas contra nós, trabalhadores.
Dizemos isso porque recebemos as denuncias em sua grande maioria anônima (99%) e em alguns casos inconsistentes, vazias e com teor rancoroso, o que denota raiva pessoal sem outros envolvidos.
O fato é que feita a apuração e constatada a veracidade, comunicamos o banco como orienta a clausula 58 de nossa CCT sobre o assunto “conflito no local de trabalho”, sempre através de documento e denunciamos os assediadores detalhando as agressões relatadas.
Porem o banco insiste em dizer que, dentro do tempo estipulado naquela clausula, não constatou o assedio denunciado e permanece com o agressor por mais algum tempo naquela vaga de trabalho e na sequencia, promove-o para um cargo maior em outra região para deixar o recado oculto de que não adianta denunciar, o importante é atingir ou cumprir as metas estipuladas.
Politicamente o banco tem sido perfeito, fazendo com que os funcionários assistam vídeos que relatam as atividades assediadoras, como se na pratica aquilo fosse a realidade do dia a dia.
Temos três denuncias feita ao banco nos últimos quatro anos e uma delas esta se desenrolando na justiça aqui em Sorocaba. Outras duas e as mais graves motivaram promoção para Gerencia Regional em outros estados (Norte e Sul do País) e os assédios continuaram com o agravante de serem cometidos ao nível regional, não mais em uma única localidade. Em um dos casos o denunciado foi acionado pelo Ministério Publico do Trabalho por novas praticas assediadoras
Os verdadeiros gestores valorizam seus comandados e atingem todas as expectativas, inclusive as metas abusivas, graças ao trabalho de equipe afinal, são os funcionários que vão em busca do impossível! O gestor que usa a agressividade tende ficar mal visto perante a instituição e ao menor deslize, tem o mesmo fim de seus comandados, RUA!
Julio Cesar Machado
Presidente do SEEB Sorocaba

Comments