Reunião Coe Itaú Unibanco
- Sindicato dos Bancários
- 13 de dez. de 2022
- 5 min de leitura
Reunião Coe Itaú Unibanco
São Paulo, 22 de Março de 2018
Pauta: - Clausula 62;
- Preparação para reunião com o banco dia 23/03/2018
- Informes
O Jair (Coordenador Nacional) abriu a reunião relembrando informes da última reunião, e afirmando que será apresentado pelo Banco, amanhã (23/03), à Comissão um resumo das realocações feita em 2017.
Foi dado os informes de cada Federação presente na reunião, FETRAF/RJ-ES, FETRAFI/MG, FEEB/BA-SE, FETEC/CN; FETEC/SP e FEEB/SP-MT, SEEB-SP.
A Respeito da Clausula 62 deliberou-se o seguinte:
- Será cobrado do banco que emita um relatório/levantamento do quadro atual de funcionário por agências ou PABX, sendo ativos, afastados e demitidos.
- POC: deliberou-se que cobraremos do banco a abertura do POC com central de realocação por Estados, ou seja, um POC nacional onde o bancário se candidata as vagas de sua região. Como por exemplo, o programa “Conectando” com acompanhamento da Comissão.
- CENSO: Será disponibiliza uma Planilha Excel - Modelo, elaborada pelo Dieese, com dados fornecidos pelo Banco Central, com o objetivo de realizar o levantamento do número de bancários por agência (Itaú e Citibank) em cada federação e por consequência nacional, no intuito de confrontar com os dados apresentados pelo banco e de apresentar no Encontro Nacional do Itaú. O Modelo de Planilha será encaminhado para cada Federação para que o Coordenador Estadual se reunião com as COEs Estaduais e devolva com os dados coletados até a data limite do dia 30/05/2018.
- Em relação a fusão Itaú e Citibank, a grande preocupação para realocação é em Salvador – BA e Rio de Janeiro onde tem uma grande quantidade de bancários, agências. Em Salvador tem uma Central com mais de 100 pessoas e Central de CallCenter (Cityfone).
- Manter a orientação do Comando em relação a realização das homologações dentro dos Sindicatos.
- Solicitar a Lista dos Demitidos com antecedente, ou seja, no ato da demissão.
para os Sindicatos.
Adma: Fetec-São Paulo deu informe sobre o grupo de trabalho de saúde, na reunião.
Ata Reunião com o Banco Itaú
23/03/2018
Federações Presentes:
FETRAFI-MG; FETEC-SP; FETEC-CN; FEEB-SP/MS; FEEB-BA/SE; FETEC-PR; SEEB-SP; FETEC-SP; FETRAF-RJ/ES.
Banco: Marco Aurelio, Gustavo e Vanessa
Pauta:
- Apresentação das deliberações tiradas na reunião da COE dia 22/03/2018
- Informes das Federações
FEEB-SP/MS – dificuldade em acompanhar/mapear as demissões principalmente na área gerencial e problemas com “ranqueamento” nas agências.
FETEC-PR – demissões do pessoal do Banestado, 70% dos afastados voltam e são demitidos.
FETEC-SP – dificuldade em acompanhar as pessoas que são demitidas. Demissão de pessoas mais antigas e demissão de pessoas na pré-aposentadoria, parecendo que é proposital uma vez que o banco propõe acordo para elas. Demissões por conta do SQV (Sistema de Qualidade de Vendas).
FETRAF-RJ/ES – Relações Sindicais estão demorando em responder as denúncias do sindicato. Falta de funcionários na área operacional. Demissões na Personalité para incorporar o pessoal do Citibank.
FETRAFI-MG - Demora do Relações Sindicais em dar as respostas para os Sindicatos. Cobrança de metas via mensagem de celular. Advertências injustas por conta do SQV (Sistema de Qualidade de Vendas). Erros nas homologações, faltando valores Demissões de PCDs. Perseguição das pessoas que entram na justiça / transferindo para agências distantes. Problemas no USO.
FEEB-BA/SE – Problemas na readaptação trocaram o médico e mudaram o processo. Apesar de a médica sugerir, o pessoal de SP é que está definindo. Plano de Saúde com casos de bancários que procuram as clinica e é informado que o Plano está cancelado. Quem são as pessoas que discutem com os sindicatos a respeito do Citibank (plano de saúde; licença médica; etc..)
SEEB-SP – Desligamento de bancários na readaptação. E os mesmos problemas das demais federações.
FETEC-CN – Problema com a perseguição e demissão do pessoal que não tem CPA-10 e CPA-20. Demissão de pessoas na pré-aposentadoria. E os mesmos problemas das federações.
Jair Coordenador da Comissão – A origem dos problemas é falta ou má gestão no ambiente de trabalho. Vamos realizar uma campanha forte em cima do tema Gestão. Cobrar porque o banco que discutir uma pauta, mas tem que dar encaminhamento a nossa pauta também, como por exemplo, o acesso às Agências Digitais que até hoje o banco não resolveu.
A Comissão irá encaminhar para o banco um termo com as deliberações da reunião do dia 22/03/2018.
Homologação.
Realocação.
Banco:
- Demissão de PDC ocorre e o banco cumpriu a regra a nível nacional e existe uma diferença de entendimento a respeito do cumprimento da cota.
- O banco trata e vai continuar tratando com atenção todas as denúncias recebidas.
- O banco não está com foco na demissão de estáveis, que pode acontecer, mas que por vez é por erro de gestores. Em relação a demissão de estáveis por tempo de serviço o banco não tem recebido as declarações e portanto podem ocorrer erros sim.
- Banco informou que no Portal os bancários já tem condição fazer o comunicado em relação ao “Cadastro da Estabilidade”.
- Banco disse que precisa rememorar as pendencias em relação a pauta entregue pela COE. Assumem que realmente tem pendencias.
- Em relação às homologações o banco não faz campanha em relação a assistência do sindicato no ato de homologação, mas existem razões na escolha do banco. Afirmam que não retiram o direito do funcionário buscar o auxílio dos sindicatos. Todavia, o banco não quer apontar os seus motivos.
Apresentação do Banco:
- Números do Citibank:
Somente 46 pedidos de demissão. Nenhuma demissão por iniciativa do banco e justa causa.
Hoje são 72 agências. Sendo que 52 encerrarão, 17 em reforma (vão virar agência persona lite), 3 em reforma (vão virar agência de varejo).
Regiões que terão encerramento de agências:
BA – 1; CE – 1; DF – 2; GO – 1; MG – 3; PR – 4; RJ – 9; RS – 1; SC – 1; SP – 29. Até maio de 2018.
Agências que serão reformadas (virada de bandeira):
BA – 1; DF – 1; PE - 2; MG – 1; RS – 1; PE – 2; RJ – 4; SP – 10. Até maio de 2018.
Todos os números e localidades de agências por região serão encaminhados para COE e para as Federações.
- Em relação a Salvador e Rio de Janeiro as relações sindicais ainda estão trabalhando para verificar o que será feito. Segundo o banco não existe indicativo de desligamento.
- Realocação – 2017 (números gerais Itaú):
Conectando: 78 pessoas
POC: 2353 pessoas
Aprendiz: 896 efetivados e 720 viraram estagiários
Estagiários: 1042 efetivados
A COE solicitou que sejam aberto os números em relação as áreas que mais tiveram demandas de realocações, inclusive fazendo por estado.
- Números de Demissões e Admissões (Janeiro e Fevereiro) – Turn ver (ref:. HOLDING):
Janeiro e Fevereiro (2018):
1446 admissões
1053 desligamentos
676 desl. Involuntários
377 desl. Voluntários + justa causa + Inspetoria
Março (até 20/03/2018) – parcial:
668 admissões
716 desligamentos
524 desl. Involuntários
192 desl. Voluntários + justa causa + Inspetoria
Acumulado (2017):
9190 admissões
7484 desligamentos
4492 desl. Involuntários
2992 desl. Voluntários + justa causa + Inspetoria
Os números e gráficos serão encaminhados para COE e para as Federações.
Próxima reunião da comissão dia 16/04, na Contraf, horário as 10hs00,Comissão e Grupo de saúde do Itau.
Próxima a reunião com o Banco dia 17/04. Parte da manhã com o GT de Saúde e a tarde com a COE. Local a definir.

コメント