Instituição financeira foi a que teve maior índice de problemas em relação ao número de clientes, segundo levantamento do Banco Central
O Banco Central registrou 1.600 reclamações sobre o Santander consideradas procedentes no terceiro trimestre (Elizabeth Paik/Futura Press/Folhapress)
O Santander teve aumento no índice de reclamações no terceiro trimestre deste ano e foi a instituição com pior resultado nesse quesito, segundo dados do Banco Central divulgados nesta segunda-feira (veja abaixo). No trimestre anterior, a instituição estava no terceiro lugar no Ranking de Instituições por Índice de Reclamações para instituições com mais de 4 milhões de clientes.
No total, houve 1.600 reclamações consideradas procedentes no terceiro trimestre deste ano. O principal motivo (567) foi em relação ao serviço na internet, segundo o quesito “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking”. O Santander tem 38,8 milhões de clientes, segundo dados do BC.
Em segundo lugar no ranking de reclamações do trimestre está o Banco Votorantim (4 milhões de clientes), que ocupava a sétima posição no segundo trimestre. A Caixa, que liderava o levantamento anterior, ficou na terceira posição.
O índice do BC é obtido a partir da divisão do número de reclamações em relação ao número de clientes, multiplicado por 1 milhão.
Ranking de reclamação dos bancos
Instituições com os maiores índices de reclamação em relação ao número de clientes, no 3º trimestre de 2017
Banco Índice
Santander 41,16
Votorantim 32,05
Caixa 31,88
Bradesco 23,99
Banco do Brasil 22,00
FONTE: RANKING DE INSTITUIÇÕES POR ÍNDICE DE RECLAMAÇÕES, BANCO CENTRAL
Outro lado
O banco Votorantim disse que considera o levantamento do BC importante e que ele mostra os itens que precisam ser melhorados. “Neste sentido, todas as correções necessárias para uma questão pontual foram realizadas, para que nos próximos rankings voltemos a ocupar as últimas colocações, com tem sido habitual para o banco nos últimos anos”, disse a instituição em comunicado.
A Caixa disse que leva em conta a opinião dos clientes para melhoria e modernização do seu atendimento. “. Informa também que revisa permanentemente seus serviços e produtos para garantir a satisfação dos seus clientes, priorizando a redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais, internos e externos”, disse o banco em nota.
O Banco do Brasil disse que adota ações de aprimoramento para que a melhora no atendimento e a adequação do produtos e serviços repercutam na satisfação dos clientes. “O BB segue com a expansão do atendimento digital e com a modernização dos processos de atendimento para melhorar ainda mais a experiência dos clientes”.
O Santander e o Bradesco não retornaram o pedido de comentário até a publicação deste texto.
Fonte: Veja