top of page
Foto do escritorSindicato dos Bancários

Sindicato dos bancários de Sorocaba fecha 250 agências


Este foi do trabalho do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região em 11 dias de paralisação na campanha salarial 2016. Juridicamente, o sindicato obteve duas tutelas antecipadas contra o Bradesco e contra o Santander, com multas diárias de R$ 20.000,00 e R$ 10.000,00, respectivamente, caso os bancos impedissem o direito de greve, convocassem funcionários para o trabalho neste período, ou fizessem o remanejamento dos mesmos nas diversas agências da base territorial do sindicato.

Foram computadas 250 agências paralisadas de um total de 292 e este número poderia aumentar, caso não houvesse o dissabor da afronta por uma GG do Bradesco de Itu, que chamou a policia e convocou todos os seus comandados a adentrar o expediente de trabalho. Para a regional do banco, aquela gestora foi o modelo ideal de gerente, recomendado a todos os demais profissionais.

Isso instigou a iniciativa de outros gerentes daquela cidade, causando vários transtornos à população, aos funcionários bancários e ao movimento sindical.

“Outra iniciativa do Bradesco - dessa vez em Sorocaba e a que consideramos a mais irresponsável – foi mandar abrir as portas auxiliares das agências, tornando vulnerável o expediente bancário, por onde podem passar armamentos pela falta do detector de metais. Acionamos então a Policia Federal, comunicando o desrespeito a Lei 7102/83 que rege a segurança bancária no Brasil”, conta Julio Cesar Machado, presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região.

Santander

Em 19 de setembro, o banco Santander fazendo uso do cartorário, convocou todos os seus funcionários lotados na agência 062, para estarem naquelas dependências às 13 horas garantindo (forçando) a entrada de todos os trabalhadores, afrontando a tutela que impede a convocação dos funcionários, o remanejamento para outras agências e garantindo o direito de greve.

Em 20 de setembro, o Ministério Público de Sorocaba oficializou os bancos Bradesco (HSBC), Santander, Itaú e Caixa, que o banco está impedido de inibir seus funcionários ferindo o direito de greve de todo o trabalhador bancário, sob pena de multa. O MP também convocou os gestores para esclarecer quais os motivos e quais foram os mandantes das retaliações aos grevistas.

Para Julio Cesar,este ano o sindicato está passo a passo, garantindo avanços importantes, rumo às negociações com seriedade e resgatando a força que a categoria profissional já teve e que estava adormecida, esquecida, ou simplesmente ignorada pelos jovens trabalhadores que desconhecem o passado glorioso do movimento sindical.

SEEB Sorocaba

bottom of page