top of page

Aliado de Temer, vice-presidente da Caixa é exonerado por Dilma


Em reação à decisão do PMDB de desembarcar do governo federal, a presidente Dilma Rousseff exonerou o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Roberto Derziê de Sant'anna, aliado do vice-presidente Michel Temer.

A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (1º) do Diário Oficial da União e não foi indicado ainda um substituto.

Na estratégia de dar mais espaço para partidos aliados na tentativa de evitar a abertura do processo de impeachment, o Palácio estuda oferecer o cargo ou para o PP ou para o PSD, que reivindicam a função.

O vice-presidente da Caixa foi funcionário por mais de 30 anos da instituição bancária e é próximo do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que atuou como vice-presidente de pessoa jurídica entre 2011 e 2013.

No ano passado, a convite de Temer, Sant'anna deixou a entidade financeira para ocupar a secretaria-executiva da Secretaria de Relações Institucionais, quando o peemedebista atuava como articulador político do governo.

Em outubro, por indicação do PMDB, o governo nomeou Sant'anna para o cargo de vice-presidente da Caixa, no qual permaneceu até esta quinta (31).

Nesta semana, foram demitidos peemedebistas em órgãos como Departamento Nacional de Obras contra a Seca e Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Réu no processo do petrolão e um dos principais adversários do governo, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), chamou a oferta de cargos de "feirão do petrolão".

FUNASA

Sant'anna não é o primeiro aliado de Temer a ser tirado do governo. Na semana passada, o presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Antônio Henrique de Carvalho Pires, teve sua exoneração publicada no "Diário Oficial" da União.

O presidente da Funasa, uma indicação com o aval de Temer, estava no cargo desde 22 de abril de 2014, quando foi nomeado pelo então ministro Arthur Chioro. Antes ele era diretor de Saúde Ambiental do órgão.

Fonte: Folha de SP

 
 
 

Comments


bottom of page